terça-feira, 31 de agosto de 2010

Centro Pré e Pós Parto - Entrecampos - A Desilusão

Decidimos fazer lá o curso antes do parto por termos gostado da apresentação do mesmo.
Fizemos o sacrificio quanto ao custo do curso. 
Logo na primeira aula, começámos a desconfiar.
Eu já gravidíssima, e ficavamos  numas cadeiras hiper-mega desconfortáveis a ouvir debitar informação.
Pouco ou nada participávamos.
A parte que apelidavam de prática, era uma anedota. Desde porem-nos de olhos fechados a imaginar a cara da nossa filha debaixo de água, a dar banho a um boneco, enfim...
Em todas as aulas tentavam impingir que comprássemos coisas: kit da crioestaminal, panos e slings, cremes da Uriage, banheiras da Tummy (50 eur), almofadas de aleitamento (50 eur), bolas de pilates/yoga (25 eur), etc...
O curso vira-se praticamente para a vertente comercial.
Depois da Eva nascer, quase nada pusemos em prática do que aprendemos. Aliás, ensinaram-nos a dar banho à bébé depois de comer, o que foi contra indicado no hospital e pela Pediatra.
Depois seguiu-se a tão afamada aulas de ginástica pós-parto. Liguei a combinar e frisei que queria ter aulas com a minha bébé. Disseram-me que sim.
Ontem fui experimentar. Uma sala cheia de mulheres, com pesos e almofas nos pés a fazer séries de exercícios que podem facilmente ser realizadas em casa. E nada de bébés. Eles ficam numa sala a cargo de duas empregadas com cara de más!
Uma hora apenas, com intervalo.
E eu que deixei a minha pequena em casa da avó, para fazer exercícios com pesos (tenho uns iguais aqui em casa), menos de 1 hora.
Bahhhh...não chega aos calcanhares daquilo que eu imaginava ser um Centro pré e pós parto.
A desilusão completa e total.
Se soubessemos o que sabemos hoje, tínhamos poupado uns eurinhos valentes e muitas horas úteis...

5 comentários:

  1. Bem Sofia foi mesmo mau então. Nós fizemos as aulas de PP no Centro de Saúde e gostamos muito, ainda pensamos fazer numa clínica privada, mas depois a questão financeira também pesou, e decidimos pelo CS. A enfermeira era óptima, muito simpática e com muitos anos de experência em obstetricia.Se tiver outro opto pelo mesmo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ohhh...
    Nós quando fizemos o curso pós parto, tínhamos 1ª as massagens aos babys seguido de maminha, e depois a ginástica para as mamãs, enquanto os babys, todos deitadinhos em filinha estavam na sala a apreciar as mamãs :)Eram 2h30 muito bem passadas :)
    Foi mesmo muito divertido!

    ResponderExcluir
  3. OLá eu fiz o meu curso no centro Pré e Pós Parto em Entrecampos e adorei! realmente fiquei bastante apreensiva com este comentário ! O curso foi excelente na primeira aula quando imaginei a minha bebé, não tive vontade de rir, mas sim de chorar, emocionei-me muito, foi um momento muito marcante para mim e que jamais esquecerei! Relativamente ao banho, foi com um boneco claro ( não estou a ver nenhuma mae disponibilizar o seu filho para servir de modelo)!! Apliquei tudo ou quase tudo que aprendi nas aulas alias se tivesse seguido os conselhos da enfrmeira do hospital hoje já não dava de mamar!relativamente a vertente comercial nem me apercebi de nada! O meu pós parto foi complicado e gracas ao centro tive 100% de apoio na amamentação, tive varias consultas e sempre grátis para conseguir dar mama a minha inês. O Pos parto funciona todas as segundas quartas e sextas e recuperei totalmente, alias nunca tive aulas tão divertidas nem tão completas. as amas são enfermeiras e ficam com a minha bebe, naõ tenho nada de mal a dizer! experiencias diferentes! eu adorei! e recomendo! para alem do curso assisti a mais de 15 workshops por mes!! adorei! Paticia M.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus...

    Não querendo por em causa a tua palavra, eu nem acredito no que estás a dizer...
    Também como a Patricia a minha experiência foi fabulosa, a enfermeira que nos deu as aulas é excepcional e NUNCA nos vendeu nada.
    Sou mãe de segunda viagem e fiquei muito contente por ter decidido fazer este curso, pois aprendi muito, igualmente o meu marido tb adorou.
    Amanhã vou fazer o workShop de despedida das barrigas e estou ansiosa pois sei que a enfermeira é brutal.
    Aconselho a todos o CPPPE.

    Cumprimentos
    Pimpolha

    ResponderExcluir
  5. Sofia, nem quero crer que tiraste o curso no mesmo sítio que eu!! Para começar, posso dizer-te que a vertente comercial não existe. Aliás, de todos os produtos que mencionaste, a crioestaminal e a uriage não se vendem lá. Os restantes estão expostos mas não são sugeridos a sua compra por ninguém, muito menos pelas enfermeiras. Relativamente às aulas, deixando de parte o lado humano que todos têm, o curso está todo ele virado para a vertente prática! Não existem grandes teorias, apenas a vertente prática de cuidar um bebé (fundamentado com a parte científica): Posso mesmo dizer-te que a minha aula do banho foi feita com um bebé real, e que assisti a um workshop sobre a utilização da Tummy Tube com um bebé real, também! Depois do teu testemunho, só posso dizer que ou tiveste muito azar (desde o princípio ao fim) ou não sei... Tenho vários amigos que fizeram o curso no Centro, eu própria fui recomendada por um deles e nunca ouvi queixas de ninguém.
    Eu adorei e valeu todo o dinheiro que dei. Num segundo filho, não hesito em fazer um refresh!

    ResponderExcluir